quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Marcopolo busca ser uma organização que aprende ?


                     www.google.com.br/imagens
"A Marcopolo entende que é essencial adquirir competência para competir no mundo globalizado"
 O grupo compreende que o interesse da Marcopolo não fica restrito a estratégias de negócios mas sim considera que para cada uma de suas engrenagens (departamentos) funcione com a eficiência é imperativo que sejam compostas por profissionais que possuem inúmeras competências. No entanto essas competências devem ser focadas nas necessidades operacionais (particularidades) de cada departamento.
Um dos fundamentos que leva a Marcopolo a ser uma empresa que "pensa" é a necessidade prioritária de capacitação da mão-de-obra, no entanto não fica limitada a capacitação da que já possui e também na contratação. A seleção de novos colaboradores deve ser criteriosa, considerando a competência que o candidato já possui e se este é capaz de adquirir novas competências. Estas competências são desde métodos de trabalho até o relacionamento inter-pessoal.


Marcopolo, politica, sociedade


A autora do mestrado em questão justifica que a Marcopolo é uma organização que aprende por diversos fatores, no entanto cai em contradição em vários momentos em sua dissertação pois afirma que a Marcopolo não aplica os princípios que cultivam a aprendizagem organizacional.
Outra questão que também é levantada pela autora no seu trabalho: Mestrado Profissional em Engenharia, é que a Marcopolo cultiva o domínio pessoal através de métodos mas este domínio não é incluído e sim já vem “embutido” na personalidade de cada pessoa.

Disciplina: Aprendizagem organizacional a partir do ensino da metodologia de análise e solução de problemas;
Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Mestrado Profissional de Engenharia (Profª Hana Cristina Witt);

Nenhum comentário:

Postar um comentário