quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Liderança, ética e gestão

"E um dos desafios da gestão é fazer a pessoa reconhecer que o trabalho que ele realiza não é um castigo, mas, sim a realização de uma obra". Quando a pessoa se reconhece naquilo que ela faz, ela se torna uma pessoa completa.
Ética é um conjunto de valores que permitem uma pessoa: analisar, avaliar e julgar. É a ética que responde as três perguntas essenciais: Quero? Posso? Devo?
Quanto a Liderança, a virtude mais valorizada por ele no líder é a humildade, que possibilita uma valorização do outro. O outro não é um estranho, mas, sim alguém da mesma espécie e que merece respeito e atenção.
É através do outro que crescemos, vitalizamos e renovamos.

Quando uma pessoa é humilde naturalmente ela também é ética e respeita os espaços de cada um, cabe ao líder a tarefa de fazer o liderado se reconhecer na obra que realiza." 
.
No vídeo abaixo Diego Alves faz um breve comentário sobre o assunto:



(RESENHA DO LIVRO  QUAL É A TUA OBRA DE MARIO CORTELLA POR JAINE POLICENA FREITAS - MAIO/2010)
Dificilmente uma pessoa pode liderar sem ter ética pois as pessoas tem modelos mentais diferentes, lembrando também que não existe uma pessoa sem ética existe o anti-ético que é tudo aquilo que a sociedade diz que é errado. Um exemplo é a cidade de Amsterdã onde o povo possui uma cultura mais liberalista e permite-se o uso de algumas drogas diferente da postura de outros países europeus. Um líder deve ter pleno domínio pessoal e capacidade de produzir resultados a partir da associação de princípios, métodos e técnicas.
Um líder deve ter em sua gestão o reconhecimento da equipe como um todo e não os seus objetivos individuais como um grupo. Isso sim é trabalho em equipe!
Para uma gestão eficaz é preciso que o líder passe aos seus subordinados que tudo tem um propósito onde cada um deve estar alinhado com sua vontade e da empresa como a visão compartilhada proposta por Peter Senge que é a perspectiva de futuro que une as pessoas em uma organização.
Cortella enfatiza que precisamos trabalhar não só hoje, mas principalmente o que deixaremos como nossa obra para o futuro assim como o pensamento sistêmico de Senge ter uma visão ampla de nossa realidade hoje buscando o amanhã.
 
Entrevista de Mario Cortella ao Programa do Jô - Rede Globo

Evolução de pensamento: LIDERANÇA, GERIR, SOCIEDADE, RESPONSABILIDADE NO TRABALHO

Este segundo vídeo é uma evolução do pensamento em que o grupo expressa o ideal de líder embasado no comportamento organizacional conforme os conceitos de Peter Senge e Mario Sergio Cortela, o foco do vídeo esta na sintetização de pensamentos pessoais, compreensões as teorias expostas pelos autores.

Um comentário: