quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As cinco disciplinas do aprendizado organizacional




Dominio pessoal
Modelos mentais
Visão compartilhada
Pensamento sistemico
Aprendizagem em equipe


Domínio Pessoal:
“A disciplina domínio pessoal tem a ver com a atitude pessoal diante da vida, substituindo-se a atitude reativa pela criadora”.
Como análise de Domínio Pessoal, embasada em Peter Senge pode-se entender que a força motriz que impulsiona a melhoria planejada de reação de cada individuo mediante situações atípicas esta no aprendizado. Existem pessoas que estudam só para manter o emprego ou para conseguir um novo e geralmente quando estão empregadas tem o medo de perder o emprego.
Isso implica duas iniciativas: o esclarecimento do que realmente é importante para a pessoa e o aprendizado contínuo de como ver a realidade do momento.
O resultado 'natural' desse processo leva as pessoas à reformularem sua visão pessoal de mundo.Então, a força motriz (do aprendizado) não é mais a reação o que não se quer, mas sim a ação criativa na direção do que se pretende." -
 DISCIPLINA: Teorias Organizacionais – outubro 2007 Fonte: CEFET RJ (Prof. Alexandre Marques).

Pensamento sistêmico:
 
“À medida que o mundo se torna cada vez mais complexo e interdependente, a capacidade de pensar sistemicamente, de analisar os campos de força e seus efeitos causais, abandonando a lógica causal simples, em favor de modelos mentais mais complexos, torna-se um fator crítico para a aprendizagem. Esta capacidade tem que ser desenvolvida não apenas pelo líder, mas também por todas as pessoas que participam da organização.” (Fleury e Fleury, 1997:32). O Pensamento Sistêmico conforme Fleury e Fleury é imperiosa a aceitação de pensamentos sistêmicos para poder sobreviver no "mundo" organizacional e na vida, em parte essa necessidade é devida ao surgimento de novas tecnologias, mudanças nos valores da sociedade e mesmo o amadurecimento das organizações.

Modelos Mentais:

Existe uma história que conta sobre o surgimento do relógio digital, ela fala sobre um relojoeiro criativo na suíça que vivia em uma época onde essa tecnologia ainda não existia. Este profissional
sofreu deboche ao apresentar um novo relógio com base eletrônica (digital), mais tarde essa tecnologia surgiu no oriente e superou a supremacia dos relojoeiros suíços.

Trabalho em Equipe:

 "A maioria das ações organizacionais tem exigido cada vez mais trabalho coletivo, devido sua crescente complexidade. Daí a importância dessa disciplina, seja para transcender as limitações e as competências individuais, mediante sinergia e diversidade, seja para implementar o trabalho de outras equipes." - ( DISCIPLINA: Teorias Organizacionais – outubro 2007 Fonte: CEFET RJ (Prof. Alexandre Marques). Pode-se compreender que a descrição do autor aborda o quanto as organizações entendem a importancia do trabalho em equipe, esta esfera não fica restrita somente a metodos e regras mas tambem contempla o comportamento de cada individuo em relação ao outro.

Visão Compartilhada:
 
I have a dream that one day this nation will …” - ( Martin Luther King 28 de agosto de 1963).
 O Reverendo Martin Luther King iniciou seu célebre discurso de 28 de agosto de 1963 sobre a visão que ele tinha de uma nação americana com esta expressão, onde ele disse de uma forma simples que sua Visão Compartilhada sobre a sociedade americana não era limitada e que tinha um sonho de que um dia sua nação seria unida e livre de racismo, sua visão era de que um dia esse sonho poderia ser alcançado, vivido e celebrado.



Um comentário: