quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Learning Organizations (Avaliação, reflexão, modelos)

O pensamento de Learning Organizations que é idealizado por Peter Senge é segmentado pelos princípios das 5 disciplinas: Domínio Pessoal, Modelo Mental, Trabalho em Equipe, Pensamento Sistêmico e Visão Compartilhada. Cada disciplina alinha reflexões e entendimentos sobre Aprendizagem Organizacional e a sociedade. Isto posto "A definição do perfil profissional, estabelecida através da avaliação de desempenho e da avaliação do perfil individual, resultando num planejamento de sucessão e fortalecendo o autodesenvolvimento  permitindo a identificação dos objetivos pessoais e o compromisso com a organização"
, compreendendo que cada disciplina colabora para a composição do perfil profissional e este perfil é parte do planejamento de aprendizagem organizacional.            
                                                                                             

Disciplina: Aprendizagem organizacional a partir do ensino da metodologia de análise e solução de problemas;
Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Mestrado Profissional de Engenharia (Profª Hana Cristina Witt);

Para um melhor entendimento das 5 disciplinas desenvolvemos o mapa conceitual abaixo:



O domínio pessoal é a atitude criadora ou reativa diante da vida, essa atitude pode ser alterada ampliando os modelos mentais e respectivamente a percepção e a visão do funcionamento do mundo. Visão que eleva o crescimento profissional e pessoal resultando em um comprometimento comum gerando a disciplina Visão Compartilhada. Esse compartilhamento possibilita a Aprendizagem em Equipe através de diálogos mútuos, alinhamento de idéias e soluções coletivas.           
No mapa acima podemos visualizar com clareza que as disciplinas Domínio Pessoal, Visão Compartilhada, Modelos Mentais e Aprendizagem em Equipe todas elas  integram a disciplina Pensamento Sistêmico destacando a importância desta disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário